Notícias
5/4/2023
A F2 Incorporadora, com o projeto Alma Maraú, foi eleita a construtora nº 1 do Brasil em inovação e sustentabilidade, em premiação da multinacional Placo Saint Gobain. Ficando entre as 10 mais inovadoras do mundo.
O prêmio foi concedido pela excelência da obra, que utilizou soluções inovadoras, que unem conforto e sustentabilidade em todos os ambientes e fases do projeto.
“O Alma Maraú é um empreendimento de alto padrão e que sempre teve como premissa priorizar a preservação ambiental em todos os aspectos, a começar pela escolha do modo de construção, o modular, que utiliza menos água para sua formulação, gera menos resíduos e pode ser produzida em outro local, causando o menor dano possível à natureza. É uma grande honra ter esse trabalho reconhecido e poder apresentá-lo mundialmente”, destaca François Rahme, CEO da F2 e idealizador do Alma Maraú.
Todas as 48 unidades modulares foram construídas e montadas em Mirassol, interior do Estado de São Paulo, em parceria com a CMC Módulos. E, após ficarem prontas, foram enviadas em carreta para o destino final. O trajeto de quase 2 mil km dura cerca de 4 dias e foi feito com muita cautela para manter a integridade física das casas. As unidades chegaram finalizadas em Maraú, prontas para instalação, com todo acabamento, incluindo louças e metais instalados. "Os módulos foram transportados até o terreno e montados como "lego", preservando assim o meio ambiente com o mínimo de impacto possível", detalha François.
Entre as medidas adotadas para manter a vegetação nativa e a preservação da flora e da fauna local, destaque para o manejo das plantas nativas, que foram retiradas do ambiente durante a construção, mantidas em um viveiro e, na etapa de plantio, foram levadas novamente para o local e replantadas, mantendo assim 100% das espécies nativas e preservadas do local. Também foi desenvolvido todo um estudo para resguardar o local para a desova das tartarugas marinhas que procuram o local em determinadas épocas do ano.
Além dos efeitos de preservação da natureza, o Alma foi pensado de forma a impactar positivamente a comunidade. Parte do faturamento anual das locações dos imóveis vai ser destinado a escolas infantis e outros projetos sociais. "Desde o começo do Alma o que nos motiva é construirmos algo que pudesse efetivamente impactar o futuro da comunidade", afirmou François.
Desenvolvido em parceria com a Pentagna Incorporadora, o projeto também envolveu o desenvolvimento da comunidade local, com treinamentos e contratação de mão de obra para atuar não só na construção, mas também após a entrega, tendo prioridade na ocupação das vagas para funcionamento do empreendimento.
“A região é uma das mais belas e paradisíacas do Brasil, com uma rica biodiversidade, e essa é uma das principais razões para termos escolhido o local para abrigar o Alma Maraú, um projeto inovador que prioriza a preservação ambiental em todos os aspectos”, destaca François Rahme.